Author Topic: Problema na restauração de BACKUP devido acentuação!  (Read 2028 times)

andremedeiross

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 69
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Problema na restauração de BACKUP devido acentuação!
« on: May 11, 2012, 07:39:21 pm »
Boa Tarde pessoal,

meu tópico anterior foi referente ao clamav que está removendo os arquivos doc, descobri um arquivo xls que desapareceu do compartilhamento, fui até a ferramenta de restauração dos Backups que tem no zentyal e encontrei o arquivo a restaurar, porém o diretório possui nomes com acentuação, o nome do diretório é este "REFORMA PRÉDIO PRESIDÊNCIA", acessando via rede por cliente windows eu realmente vejo o nome corretamente, ao tentar restaurar o backup a ferramenta de restauração informa que este diretório não existe, porém ele está lá, então resolvi acessar via ssh para ver a questão e através do terminal vi que o nome está escrito da seguinte forma REFORMA "PRÃDIO PRESIDÃNCIA", logo deduzo que está havendo um problema de charset entre o zentyal, o file system e o samba, coloco os três pois a ferramenta do backup e samba exibem o caminho com a acentuação correta, mas via terminal no file system está gravado incorreto.

minha sorte é que tenho um script ativo no cron com o rsync para um hd externo, se não ainda estaria pendurado tentando solucionar, mas mesmo assim preciso de uma dica para resolver esse problema na ferramenta de backup!

grato pela atenção!
« Last Edit: May 11, 2012, 09:20:36 pm by andremedeiross »
-----------------------------------------------
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar,
invocai-o enquanto está perto.
-----------------------------------------------

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Problema na restauração de BACKUP devido acentuação!
« Reply #1 on: May 12, 2012, 12:47:04 pm »
Andre,

Acho que este é um problema antigo e complicado de resolver... Aqui na empresa, eu resolvi este problema pedindo para os usuários não colocarem acentuação em nomes de arquivos e diretórios...

Abraços,
Jorge Quintão

andremedeiross

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 69
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Problema na restauração de BACKUP devido acentuação!
« Reply #2 on: May 13, 2012, 07:13:22 pm »
pensei em fazer a mesma coisa rsss
-----------------------------------------------
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar,
invocai-o enquanto está perto.
-----------------------------------------------

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Problema na restauração de BACKUP devido acentuação!
« Reply #3 on: May 16, 2012, 03:52:19 am »
Andre,

Dizem que quando os americanos descobriram que a caneta esferográfica não funcionava sem gravidade, gastaram uma fortuna em pesquisa e desenvolvimento para construir um modelo que funcionava nestas condições... Quando os Russos tiveram o mesmo problema, começaram a usar lápis... :)

Resumindo, para quê complicar se podemos simplificar... :)

Abraços,
Jorge Quintão