Author Topic: [Dica] Ao desativar antivirus (clamav) terá problemas com o Samba  (Read 2275 times)

tacioandrade

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 143
  • Karma: +6/-0
    • View Profile
    • Twitter
Pessoal, como falei anteriormente tive problema de muito gasto de processador pelo antivirus, por isso decidi desabilita-lo do meu Zentyal. Porem pouco após desabilita-lo acabei percebendo que os arquivos do Samba estavam aparecendo, mais o mesmo estava se comportando de maneira errada, por exemplo o arquivo mesmo estando que permissão 777 estava dando erro: Permissão negada.

Na hora fiquei doido, pois o servidor está em produção e não poderia ficar parado de forma alguma e nem com o Anti-virus ativado (pois com isso levava-se muito tempo para se ter acesso a uma pasta e os clientes toda hora iriam travar (explorer e Nautilus).

Após muito quebrar a cabeça (40 minutos com o pessoal ligando que nem doido para meu ramal), consegui descobrir a causa do problema. =)

No smb.conf do Zentyal, em cada compartilhamento existe duas linhas desta forma:

 vfs objects = full_audit vscan-clamav
 vscan-clamav: config-file = /etc/samba/vscan-clamav.conf

Esta linha pelo que compreendi diz para o Samba, só libera o acesso se o arquivo passar pela verificação com sucesso (ou algo do gênero), porem como meu antivirus estava desabilitado, ele tratava todos os arquivos como possiveis virus e não me liberava acesso a nada.

Para resolver, é só abrir o smb.conf pelo ssh e comentar estas linhas ou apaga-la e reiniciar o samba. =)

Espero que esse texto ajude outras pessoas a resolver este mesmo problema que tive.


Att. Tácio Andrade

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: [Dica] Ao desativar antivirus (clamav) terá problemas com o Samba
« Reply #1 on: May 01, 2012, 01:15:14 pm »
Olá Tacio,

Legal... Mas alterando somente no "smb.conf", as linhas voltarão a ser alteradas quando um "/etc/init.d/zentyal samba restart" for executado... Talvez fosse legal estas linhas serem comentadas no "/usr/share/zentyal/stubs/samba/smb.conf.mas"...

Abraços,
Jorge Quintão

xesao

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 3
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: [Dica] Ao desativar antivirus (clamav) terá problemas com o Samba
« Reply #2 on: June 05, 2012, 02:26:14 pm »
Muito bom. Passei a pouco por esse problema.

Tentei comentar a linha mas não funcionou.
Apos restart do samba ela voltou ao arquivo como disse tacioandrade.

Resolvi desabilitando o "Scan:" na aba antivirus, menu File sharing.

Obrigado. Abs.

tacioandrade

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 143
  • Karma: +6/-0
    • View Profile
    • Twitter
Re: [Dica] Ao desativar antivirus (clamav) terá problemas com o Samba
« Reply #3 on: June 06, 2012, 11:47:39 pm »
xesao depois de algum tempo descobri isso também e resolvi da mesma forma, só que esqueci de postar aqui. XD

Abraço.